sábado, 22 de agosto de 2015

Projeto Minhocobaldes- Lixo um Problema Social, Responsabilidade de Todos





E.M.E.FPresidente João Goulart
E.E.E.F. Maria da Silva Soares
      
                         " Na Natureza nada se perde... tudo se transforma "
                                           Lavoisier



1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome do Projeto: MINHOCOBALDES- LIXO UM PROBLEMA SOCIAL, RESPONSABILIDADE DE TODOS
Órgãos Executores: E.M.E.F. Presidente Joao Goulart e E.E.E.F. Maria da Silva Soares
Parceria: Secretaria Municipal  de Agricultura e Desenvolvimento do Meio Ambiente SMADEMA , Grupo Ecológico Amantes da Natureza-Gean, Rotary Club Arroio Grande
Período de execução: Durante o ano letivo
Responsáveis pela Execução – Equipes Gestoras das Escolas e professores coordenadores do projeto.

RESUMO

O presente Projeto apresenta um trabalho de Educação Ambiental realizado de forma interdisciplinar na E.M.E.F. Presidente João Goulart e E.E.E.F. Maria da Silva Soares, tendo como parceiros a  Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Município de Arroio Grande, Grupo Ecológico Amantes da Natureza-GEAN e Rotary Club Arroio Grande  desenvolvendo primeiramente uma ação no âmbito das escolas, portanto, abrangendo os funcionários, merendeiros, professores e comunidade escolar em geral, sendo que ao longo do projeto, busca-se que os estudantes e a comunidade escolar vão ser incentivados a descobrir sua relação com o local em que vive, a estudar e a ampliar seu relacionamento com o meio ambiente, tornando-se apto a atuar junto à comunidade. Com a finalidade de alcançarmos os objetivos propostos de conscientização e mudanças de hábitos no que tange as questões sobre o lixo, onde será realizado de maneia interdisciplinar junto as duas escolas, desenvolvendo atividades com  envolvimento de um numero expressivo de disciplinas do currículo, com a finalidade de aproveitar os resíduos orgânicos através da compostagem e vermecompostagem.

            Conscientizando e  sensibilizado sobre os problemas ambientais existentes nas escolas e no seu entorno, gerando motivação  e a atuação na comunidade em prol do meio ambiente, propondo soluções e apresentando as através de ações concretas. E  posteriormente expandindo as ações no entorno escolar e em outras escolas do município


Palavras-chave: Lixo orgânico, Ambiente, Contexto escolar e responsabilidade social.

2 – INTRODUÇÃO

Uma dos grandes temas atuais sem dúvida é o meio ambiente e como as instituições, recursos humanos, colaboradores e pessoas que nelas atuam podem agir de modo prático e eficiente para a conservação dos recursos naturais, biomas, ecossistemas e nichos ecológicos, assim como da qualidade da vida diária e dos espaços imediatos de convivência.
Neste sentido, ações cotidianas mesmo em escalas reduzidas passam a ter a mesma importância significativa que os grandes projetos de gestão, principalmente por seus aspectos pedagógicos e educativos, capazes de gerarem consciências, ações, atitudes e capacidades que motivem, estimulem e fortaleçam a construção de um presente/futuro sustentável.
Os espaços escolares são privilegiados neste aspecto: compostos de diversos segmentos interligados por interesses comuns relacionados com a educação de qualidade, integrada e útil ao cotidiano de alunos, professores, pais, agentes educacionais e outros componentes das comunidades escolares.


Vive-se hoje, uma luta para desenvolver atividades que minimizem os impactos ambientais, e sabemos que a reutilização do lixo é de suma importância para diminuir esses impactos. Embora, haja uma mobilização voltada para o lixo inorgânico, não podemos esquecer os danos provocados pelo lixo orgânico, na qual correspondem aos resíduos de origem animal ou vegetal.Esses resíduos lançados a céu aberto geram grandes problemas ambientais .Buscamos neste trabalho mobilizar a comunidade escolar e seu entorno para que sejam desenvolvidos trabalhos e atitudes direcionados ao manejo adequado deste tipo de lixo, dando ênfase especial aos biodegradáveis, ressaltando os impactos que o mau acondicionamento de tais resíduos pode trazer para o meio ambiente e a saúde humana. Conforme Magalhães (2002)“à medida que compreendemos que o problema do lixo não se resolverá apenas com novas tecnologias, aparece a importância de trabalharmos por uma nova mentalidade que produza atividades diferentes, que eduque e modifique hábitos”. Desta forma, pretendemos incentivar a coleta seletiva do lixo úmido (orgânico) para que o ele possa ser reaproveitado. Silva e Ferreira(2005) definem chorume e classifica seu tipo diante de alguns aspectos como: [...] é o liquido escuro gerado pela degradação dos resíduos em aterros sanitários. A quantidade e o tipo de chorume produzido estão relacionados com variações climáticas, volume das chuvas ocorridas na região, temperatura, tempo de residência dos resíduos no aterro e composição do lixo. O chorume é encontrado em lixões a céu aberto, o que requer atenção, pois, o fato de não haver a coleta desse resíduo, faz com que ele esteja sujeito a contaminar os lençóis freáticos e consequentemente rios e lagos em volta da região onde o lixão se encontra. 

3 – JUSTIFICATIVA

Atualmente  um dos maiores problemas ambientais é a enorme quantidade de lixo produzido pela população.
As Escolas em suas atividades diárias são geradoras de resíduos sólidos que podem ser classificados em dois tipos básicos: orgânicos, que podem ser utilizados para compostagem, vermecompostagem e uso nas hortas e jardins escolares; e, inorgânicos, que podem ser destinados à coleta seletiva, comercialização ou para catadores cooperativados ou individuais.
 Neste sentido, ações cotidianas mesmo em escalas reduzidas passam a ter a mesma importância significativa que os grandes projetos de gestão, principalmente por seus aspectos pedagógicos e educativos, capazes de gerarem consciências, ações, atitudes e capacidades que motivem, estimulem e fortaleçam a construção de um presente/futuro sustentável.
Os espaços escolares são privilegiados neste aspecto: compostos de diversos segmentos interligados por interesses comuns relacionados com a educação de qualidade, integrada e útil ao cotidiano de alunos, professores, pais, agentes educacionais e outros componentes das comunidades escolares.
Com relação aos resíduos orgânicos a compostagem e vermecompostagem é um processo que permite, além de reduzir a quantidade de resíduos que seriam depositados em um aterro sanitário, ou mesmo em locais inadequados como terrenos baldios, mas também produzir um fertilizante natural, que poderá ser utilizado como adubo. Alem, de diminuir o valor pago pelas prefeituras, que e por tonelada de lixo, no transbordo desse material ate um aterro sanitário liberado e fiscalizado pelos órgãos ambientais.
 A ideia é simples: separar itens como restos de legumes, verduras, frutas e alimentos e, em vez de destiná-los a depósitos a céu aberto ou aterros sanitários, realizar um processo de decomposição assistido ou vermecompostagem e reaproveitá-los como um eficiente fertilizante orgânico. Outro ponto interessante da técnica é o fato de que o processo pode ser realizado até mesmo em casa, em pequenas câmaras de compostagem e minhocarios com reaproveitamento de baldes plásticos.
Com base neste contexto, um projeto de compostagem e vermecompostagem na escola e em seu entorno é uma ótima forma de mostrar aos educandos na prática uma maneira simples e eficaz de diminuir a grande quantidade de lixo que geramos diariamente, além de trabalhar no dia a dia escolar a consciência ambiental.


4 – OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

·     Despertar  a sensibilidade da comunidade escolar com relação aos resíduos orgânicos gerados, separação e posteriormente a compostagem e vermecompostagem desses resíduos.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:

-  Informar a toda comunidade escolar à problemática que envolve o lixo gerado nas cidades, principalmente o lixo orgânico;
- Apresentar aos educandos e a comunidade escolar o conceito de compostagem e vermecompostagem como uma forma de tratamento do lixo orgânico;
- Formar cidadãos conscientes em relação à proteção do meio ambiente, através da inclusão da temática no currículo escolar .
-  Incentivar os educandos e comunidade escolar a reciclarem os resíduos orgânicos  produzidos na escola e em suas próprias casas;
- Motivar os funcionários a reciclarem os resíduos orgânicos  produzidos na escola e em suas próprias casas;
- Incentivar a comunidade escolar  a reciclarem os resíduos orgânicos produzidos em suas próprias casas.

5-       CRONOGRAMA

DATA
ATIVIDADE
Abril-2015
Pesquisa dos problemas ambientais em ambas escolas e entorno.
Maio-2015
Discussão para elaboração do projeto na comunidade escolar.
Junho-2015
Busca de dados através de referencias teóricos e organização de palestras. Criação de um e-mail para o projeto, (facilitar a comunicação).
Junlho-2015
Busca de dados sobre o assunto, coordenado pelos professores.
Aquisição de baldes e confecção dos primeiros minhocário .
Agosto-2015
Mobilizar  funcionários, pais, e comunidade do entorno para aderirem ao projeto, através de palestras e mostrar na pratica o funcionamento dos mesmos.
Setembro-2015
Mobilizar os gestores e professores de outras escolas dentro do município para aderirem ao projeto, ou oportunizar a criação de projeto de acordo com suas necessidades. ( palestras e mostrar na pratica o funcionamento do minhocobaldes adaptado.
Outubro-2015
Participar de uma amostra de trabalhos na feira de Ciências do município
Novembro
Culminância do projeto, apresentação do trabalho  Feira Municipal do Livro de Arroio Grande.


6 – CUSTOS

Ø  Por minhocário  Box adaptado, constituído por 3 baldes:
Ø  R$ 21,00 , quando os baldes forem comprados.
Os custos dos minhocário , serão de responsabilidades das escolas participantes e da Secretaria Municipal  de Agricultura e Desenvolvimento do Meio Ambiente SMADEMA- através do conselho Municipal do meio ambiente e Rotary Club Arroio Grande.

Ø  250 gramas de minhocas californianas (Eisenia foetida) por  minhocário. Valor R$ 20,00 . Será dado prioridade de se produzir a maior parte das minhocas utilizadas no projeto.

7 - AVALIAÇÃO E REVISÃO

Será avaliado e revisado pelos órgãos executores de forma contínua e , para a realização de adequações necessárias e outras ações que possam melhorar a qualidade, a eficiência e a eficácia da conscientização ambiental. Com essas metas espera-se chegar ao termino do projeto com pelo menos 10 escolas municipais com 1 minhocario Box alternativo e algumas escolas estaduais aderindo a sugestão, bem como um grande  numero de pais, funcionários, professores e comunidade do entorno das duas escolas desenvolvendo essa atividade de reciclar seus resíduos orgânicos.

8 – REFERENCIAS






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