E.M.E.FPresidente
João Goulart
E.E.E.F.
Maria da Silva Soares
" Na Natureza nada se perde... tudo se transforma "
Lavoisier
Lavoisier
1 – DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Nome do
Projeto: MINHOCOBALDES- LIXO UM PROBLEMA SOCIAL, RESPONSABILIDADE DE TODOS
Órgãos
Executores: E.M.E.F. Presidente Joao Goulart e E.E.E.F. Maria da Silva Soares
Parceria:
Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento do Meio Ambiente
SMADEMA , Grupo Ecológico Amantes da Natureza-Gean, Rotary Club Arroio Grande
Período
de execução: Durante o ano letivo
Responsáveis
pela Execução – Equipes Gestoras das Escolas e professores coordenadores do
projeto.
RESUMO
O
presente Projeto apresenta um trabalho de Educação Ambiental realizado de forma
interdisciplinar na E.M.E.F. Presidente João Goulart e E.E.E.F. Maria da Silva
Soares, tendo como parceiros a Secretaria Municipal da Agricultura,
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Município de Arroio Grande, Grupo
Ecológico Amantes da Natureza-GEAN e Rotary Club Arroio Grande
desenvolvendo primeiramente uma ação no âmbito das escolas, portanto, abrangendo
os funcionários, merendeiros, professores e comunidade escolar em geral, sendo
que ao longo do projeto, busca-se que os estudantes e a comunidade escolar vão
ser incentivados a descobrir sua relação com o local em que vive, a estudar e a
ampliar seu relacionamento com o meio ambiente, tornando-se apto a atuar junto
à comunidade. Com a finalidade de alcançarmos os objetivos propostos de
conscientização e mudanças de hábitos no que tange as questões sobre o lixo,
onde será realizado de maneia interdisciplinar junto as duas escolas,
desenvolvendo atividades com envolvimento de um numero expressivo de
disciplinas do currículo, com a finalidade de aproveitar os resíduos orgânicos
através da compostagem e vermecompostagem.
Conscientizando e sensibilizado sobre os problemas ambientais existentes
nas escolas e no seu entorno, gerando motivação e a atuação na comunidade
em prol do meio ambiente, propondo soluções e apresentando as através de ações
concretas. E posteriormente expandindo as ações no entorno escolar e em
outras escolas do município
Palavras-chave: Lixo
orgânico, Ambiente, Contexto escolar e responsabilidade social.
2 –
INTRODUÇÃO
Uma dos
grandes temas atuais sem dúvida é o meio ambiente e como as instituições,
recursos humanos, colaboradores e pessoas que nelas atuam podem agir de modo
prático e eficiente para a conservação dos recursos naturais, biomas,
ecossistemas e nichos ecológicos, assim como da qualidade da vida diária e dos
espaços imediatos de convivência.
Neste sentido,
ações cotidianas mesmo em escalas reduzidas passam a ter a mesma importância
significativa que os grandes projetos de gestão, principalmente por seus
aspectos pedagógicos e educativos, capazes de gerarem consciências, ações,
atitudes e capacidades que motivem, estimulem e fortaleçam a construção de um
presente/futuro sustentável.
Os
espaços escolares são privilegiados neste aspecto: compostos de diversos
segmentos interligados por interesses comuns relacionados com a educação de
qualidade, integrada e útil ao cotidiano de alunos, professores, pais, agentes
educacionais e outros componentes das comunidades escolares.
Vive-se
hoje, uma luta para desenvolver atividades que minimizem os impactos
ambientais, e sabemos que a reutilização do lixo é de suma importância para
diminuir esses impactos. Embora, haja uma mobilização voltada para o lixo
inorgânico, não podemos esquecer os danos provocados pelo lixo orgânico, na
qual correspondem aos resíduos de origem animal ou vegetal.Esses resíduos
lançados a céu aberto geram grandes problemas ambientais .Buscamos neste
trabalho mobilizar a comunidade escolar e seu entorno para que sejam
desenvolvidos trabalhos e atitudes direcionados ao manejo adequado deste tipo
de lixo, dando ênfase especial aos biodegradáveis, ressaltando os impactos que
o mau acondicionamento de tais resíduos pode trazer para o meio ambiente e a
saúde humana. Conforme Magalhães (2002)“à medida que compreendemos que o
problema do lixo não se resolverá apenas com novas tecnologias, aparece a
importância de trabalharmos por uma nova mentalidade que produza atividades
diferentes, que eduque e modifique hábitos”. Desta forma, pretendemos
incentivar a coleta seletiva do lixo úmido (orgânico) para que o ele possa ser
reaproveitado. Silva e Ferreira(2005) definem chorume e classifica seu tipo
diante de alguns aspectos como: [...] é o liquido escuro gerado pela degradação
dos resíduos em aterros sanitários. A quantidade e o tipo de chorume produzido
estão relacionados com variações climáticas, volume das chuvas ocorridas na
região, temperatura, tempo de residência dos resíduos no aterro e composição do
lixo. O chorume é encontrado em lixões a céu aberto, o que requer atenção,
pois, o fato de não haver a coleta desse resíduo, faz com que ele esteja sujeito
a contaminar os lençóis freáticos e consequentemente rios e lagos em volta da
região onde o lixão se encontra.
3 –
JUSTIFICATIVA
Atualmente um
dos maiores problemas ambientais é a enorme quantidade de lixo produzido pela
população.
As
Escolas em suas atividades diárias são geradoras de resíduos sólidos que podem
ser classificados em dois tipos básicos: orgânicos, que podem ser utilizados
para compostagem, vermecompostagem e uso nas hortas e jardins escolares; e,
inorgânicos, que podem ser destinados à coleta seletiva, comercialização ou
para catadores cooperativados ou individuais.
Neste
sentido, ações cotidianas mesmo em escalas reduzidas passam a ter a mesma
importância significativa que os grandes projetos de gestão, principalmente por
seus aspectos pedagógicos e educativos, capazes de gerarem consciências, ações,
atitudes e capacidades que motivem, estimulem e fortaleçam a construção de um
presente/futuro sustentável.
Os
espaços escolares são privilegiados neste aspecto: compostos de diversos
segmentos interligados por interesses comuns relacionados com a educação de
qualidade, integrada e útil ao cotidiano de alunos, professores, pais, agentes
educacionais e outros componentes das comunidades escolares.
Com
relação aos resíduos orgânicos a compostagem e vermecompostagem é um processo
que permite, além de reduzir a quantidade de resíduos que seriam depositados em
um aterro sanitário, ou mesmo em locais inadequados como terrenos baldios, mas
também produzir um fertilizante natural, que poderá ser utilizado como adubo.
Alem, de diminuir o valor pago pelas prefeituras, que e por tonelada de lixo,
no transbordo desse material ate um aterro sanitário liberado e fiscalizado
pelos órgãos ambientais.
A
ideia é simples: separar itens como restos de legumes, verduras, frutas e
alimentos e, em vez de destiná-los a depósitos a céu aberto ou aterros
sanitários, realizar um processo de decomposição assistido ou vermecompostagem
e reaproveitá-los como um eficiente fertilizante orgânico. Outro ponto interessante
da técnica é o fato de que o processo pode ser realizado até mesmo em casa, em
pequenas câmaras de compostagem e minhocarios com reaproveitamento de baldes
plásticos.
Com base
neste contexto, um projeto de compostagem e vermecompostagem na escola e em seu
entorno é uma ótima forma de mostrar aos educandos na prática uma maneira
simples e eficaz de diminuir a grande quantidade de lixo que geramos
diariamente, além de trabalhar no dia a dia escolar a consciência ambiental.
4 –
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
· Despertar
a sensibilidade da comunidade escolar com relação aos resíduos orgânicos
gerados, separação e posteriormente a compostagem e vermecompostagem desses
resíduos.
OBJETIVO
ESPECÍFICOS:
- Informar
a toda comunidade escolar à problemática que envolve o lixo gerado nas cidades,
principalmente o lixo orgânico;
- Apresentar
aos educandos e a comunidade escolar o conceito de compostagem e
vermecompostagem como uma forma de tratamento do lixo orgânico;
- Formar
cidadãos conscientes em relação à proteção do meio ambiente, através da
inclusão da temática no currículo escolar .
- Incentivar
os educandos e comunidade escolar a reciclarem os resíduos orgânicos
produzidos na escola e em suas próprias casas;
- Motivar
os funcionários a reciclarem os resíduos orgânicos produzidos na escola e
em suas próprias casas;
-
Incentivar a comunidade escolar a reciclarem os resíduos orgânicos
produzidos em suas próprias casas.
5-
CRONOGRAMA
DATA
|
ATIVIDADE
|
Abril-2015
|
Pesquisa
dos problemas ambientais em ambas escolas e entorno.
|
Maio-2015
|
Discussão
para elaboração do projeto na comunidade escolar.
|
Junho-2015
|
Busca
de dados através de referencias teóricos e organização de palestras. Criação
de um e-mail para o projeto, (facilitar a comunicação).
|
Junlho-2015
|
Busca
de dados sobre o assunto, coordenado pelos professores.
Aquisição
de baldes e confecção dos primeiros minhocário .
|
Agosto-2015
|
Mobilizar
funcionários, pais, e comunidade do entorno para aderirem ao projeto, através
de palestras e mostrar na pratica o funcionamento dos mesmos.
|
Setembro-2015
|
Mobilizar
os gestores e professores de outras escolas dentro do município para aderirem
ao projeto, ou oportunizar a criação de projeto de acordo com suas
necessidades. ( palestras e mostrar na pratica o funcionamento do
minhocobaldes adaptado.
|
Outubro-2015
|
Participar
de uma amostra de trabalhos na feira de Ciências do município
|
Novembro
|
Culminância
do projeto, apresentação do trabalho Feira Municipal do Livro de Arroio
Grande.
|
6 –
CUSTOS
Ø Por minhocário Box
adaptado, constituído por 3 baldes:
Ø R$ 21,00 , quando os baldes forem
comprados.
Os custos
dos minhocário , serão de responsabilidades das escolas participantes e da
Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento do Meio Ambiente
SMADEMA- através do conselho Municipal do meio ambiente e Rotary Club Arroio
Grande.
Ø 250 gramas de minhocas
californianas (Eisenia foetida) por minhocário. Valor R$ 20,00 . Será
dado prioridade de se produzir a maior parte das minhocas utilizadas no
projeto.
7 -
AVALIAÇÃO E REVISÃO
Será
avaliado e revisado pelos órgãos executores de forma contínua e , para a
realização de adequações necessárias e outras ações que possam melhorar a
qualidade, a eficiência e a eficácia da conscientização ambiental. Com essas
metas espera-se chegar ao termino do projeto com pelo menos 10 escolas
municipais com 1 minhocario Box alternativo e algumas escolas estaduais
aderindo a sugestão, bem como um grande numero de pais, funcionários,
professores e comunidade do entorno das duas escolas desenvolvendo essa
atividade de reciclar seus resíduos orgânicos.
8 – REFERENCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário